Blog
Estilo e Conforto
Estilo e Conforto 27 de julho de 2024
Compartilhe:

Dicas de como fazer a higienização correta do edredom em épocas chuvosas

O que você vai encontrar neste artigo:

 

Decidiu lavar seu edredom em uma época chuvosa? Às vezes, não dá para fugir disso, não é mesmo? O problema é que na chuva a peça normalmente demora mais para secar, devido à alta umidade do ar.

No entanto, não precisa desistir! Dá, sim, para higienizar edredom em épocas chuvosas, é só conferir o passo a passo que preparamos para te auxiliar. Vamos juntos nessa?

A imagem mostra um exemplo de um edredom para épocas chuvosas.

 

Passo a passo para higienizar edredom em época chuvosa

Manter a roupa de cama limpa e cheirosa em dias chuvosos pode ser um desafio, mas com as dicas certas dá para prepará-la corretamente para uso. 

Você consegue higienizar edredom de casal, solteiro ou edredom cama queen com praticidade, preservando a peça, se seguir este passo a passo:

 

1. Escolha o momento certo para lavar o edredom

O ideal é que não lave cobertores e edredons em dias de chuva intensa, porque a umidade do ar estará muito alta. O melhor é realizar esse processo quando a chuva está mais fraca e com a umidade do ar mais baixa.

Mas como saber desses detalhes? Uma dica que sempre funciona é ficar de olho em aplicativos de previsão do tempo que você tem no celular. É um detalhe pequeno, mas que faz toda a diferença para acelerar a secagem da peça.

 

2. Leia a etiqueta do edredom

Antes de colocar a peça na máquina, leia a etiqueta do edredom. Desse modo, saberá de antemão o que pode e o que não se recomenda utilizar na peça, conseguindo preservá-la.

Além disso, na etiqueta é possível conferir se o edredom pode ser secado em máquina lava e seca, inclusive se existe a possibilidade de lavagem a seco. Desse modo, é possível ter ideias de como higienizar a roupa de cama sem danificá-la.

 

3. Utilize os produtos adequados

Embora existam muitos produtos eficientes, nem todos podem ser utilizados no edredom. De maneira geral, não se recomenda o uso de alvejantes, pois eles danificam o tecido da peça.

O ideal é optar por sabão líquido, preferencialmente para roupas delicadas, pois não agride a fibra do tecido. Dê uma atenção especial à quantidade de produto, utilizando exatamente o que o fabricante recomenda.

A razão disso é simples: o excesso de sabão, por exemplo, exige mais enxágues e maior tempo de lavagem, além de aumentar a chance de dano do edredom. Portanto, evite.

Essa dica também se aplica ao amaciante. Se você colocar demais, há o risco de deixar a peça dura ao invés de macia, além de aumentar seu tempo de secagem devido à maior camada de produto sobre o tecido.

 

Leia Também:

>>>> Encontre o cobre-leito infantil perfeito na Estilo & Conforto

 

4. Use o ciclo delicado de lavagem da máquina

Ao lavar a peça na máquina, use o ciclo delicado. Ele é um diferencial porque evita danos ao tecido, mantendo a peça em perfeito estado após a higienização.

Para diminuir ainda mais a possibilidade de danos, distribua bem o peso da peça no tambor da máquina, evitando sobrecargas e danos porque o edredom ficou todo embolado em um canto.

 

5. Faça um duplo enxágue

Pode não parecer, mas o duplo enxágue é um aliado na higienização do edredom. Ele reduz o risco de que a roupa de cama fique com resíduos que podem comprometer a secagem.

Ao eliminar esses resíduos de produtos, também é possível evitar que a peça fique com manchas, bem como com cheiro desagradável durante o processo de secagem.

 

6. Utilize mais ciclos de centrifugação

Quanto menor a quantidade de água na peça, melhor. Por isso, indica-se fazer ciclos extras de centrifugação, o que ajudará a remover o máximo possível de água.

Você consegue programar as centrifugações extras na sua máquina antes da lavagem, tendo maior praticidade nesse processo. Não se esqueça de utilizar esse recurso!

 

7. Recorra à função de secar

Se tiver uma secadora, utilize-a em temperatura baixa ou média. Esse é um ponto que faz a diferença, podendo secar a peça total ou parcialmente sem danificá-la.

No entanto, sempre verifique se o fabricante do edredom libera o uso da secadora. Se não for o caso e você secar a peça na máquina mesmo assim, há o risco de danificá-la.

 

8. Adote o truque da ventilação forçada

Um truque que sempre funciona para secar edredom no frio e chuva é a ventilação forçada. Para adotá-la é simples, basta colocar ventiladores direcionados para o edredom e deixá-los ligados para acelerar a secagem.

Deixe o ventilador na máxima potência, circulando o ar ao invés de mantê-lo fixo. Desse modo, o processo de secagem ocorre rapidamente, podendo usar a peça o quanto antes.

Viu só como dá para higienizar edredom em dias chuvosos e de frio? Com essas dicas, sua peça ficará limpinha, cheirosa e agradável para usar quando mais precisar!

E não se esqueça: se precisar de um novo cobertor edredom, você pode garanti-lo com um preço incrível na Estilo e Conforto. Aproveite para conhecer as peças!

 

Leia Também:

>>>> Qual é a função do cobre leito?

>>>> Garanta a durabilidade do seu edredom cama king com essas dicas

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?